Hotel Neya, cozinha com amor para as famílias da Casa Ronald McDonald de Lisboa
A cozinha é muitas vezes o coração de uma casa. É um lugar de partilha, memórias e onde se constroem momentos felizes.
Com o objetivo de mimar e apoiar as famílias que a Casa Ronald McDonald de Lisboa apoia surgiu o programa de voluntariado “Chefs com amor”. Um programa que visa apoiar as famílias com a oferta de refeições, realizadas nas Casas Ronald McDonald ou no Espaço Familiar Ronald, tornando a experiência hospitalar mais leve.
No âmbito deste programa o Hotel Neya, parceiro da Fundação, e o seu chef Diogo Pimentel juntaram-se à causa da Fundação para, uma vez por mês, realizar uma ação na Casa Ronald McDonald que tem como objetivo, preparar a refeição para as famílias da Casa com o apoio de voluntários, comunidade médica e famílias. Receitas maravilhosas e deliciosas que vão transportar todos pelos sabores do mundo e abordar temas como segurança alimentar e desperdício.
Na primeira sessão desta iniciativa mimámos para além das mães que estavam na Casa, as mães que estavam no hospital a acompanhar os seus filhos, e que para além de aprenderem também encontraram neste almoço um excelente momento de partilha entre elas, tão importante na promoção de relações de apoio e proximidade.
O menu?
Arestas de Batata com Maionese de Alho e Coentro, Empadão de Bacalhau no Forno e Pudim de Leite e laranja. Curioso?
Descubra aqui a receita, envolva em amor e mime quem mais precisa de si!
Entrada Arestas de Batata com Maionese Caseira de Alho e Coentros
Ingredientes:
- 1 gema
- 1 colher (sopa) de suco de limão (ou vinagre de vinho branco)
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de Pimenta preta moída
- 250 ml de óleo alimentar + óleo para fritar
- Batata
- Coentros (a gosto)
- Alho (a gosto)
Preparação:
Numa taça e com a ajuda de um batedor, misturar bem 1 gema com 1 colher (sopa) de suco de limão (ou vinagre de vinho branco) e 1 pitada de sal até obter uma mistura homogénea.
De seguida adicionar 250 ml de óleo neutro aos poucos. Primeiro, quase em gotas, depois em fio, batendo sem parar. Desta forma estaremos a emulsionar e a dar estrutura ao molho.
Após termos a emulsão anterior pronta, pica se um dente de alho bem picado, um pequeno ramo de coentros, apenas as folhas e adiciona-se à emulsão anterior.
Retificam-se os temperos de sal e pimenta.
Após a maionese pronta reservar no frio.
Para as arestas de batata, usaremos as cascas de batata que serão utilizadas para a confeção de outo prato. Descascando as batatas e reaproveitando o “desperdício” para a nossa entrada.
Prato Principal: Empadão de Bacalhau no Forno
Ingredientes para 6 Pessoas :
- 600 g de migas de bacalhau demolhadas
- 1 kg de batatas
- 2 cebolas
- 2 dentes de alho
- 1 dl de leite
- 0,5 dl de azeite
- 0,100 gr de Manteiga
- ½ Pimento Verde
- ½ Pimento Vermelho
- 5 Tomates Maduros
- 2 ovos
- 1dl Vinho Branco de Cozinha
- 0,50gr de Coentros
- Noz-moscada q.b.
- Sal e pimenta q.b.
- Louro q.b.
Preparação:
Lavar bem as batatas, (previamente já descascadas para a utilização da casca na entrada (Arestas de batata com maionese caseira …), corte-as aos cubos e coza em água com sal, 1 folha de louro e 1 alho esmagado.
Depois escorra-as e reduza-as a puré com a ajuda de um passe-vite ou com um batedor. Aos pouco junta-se a manteiga aos poucos e o leite.
Retificam-se os temperos, sal, pimenta, noz-moscada e reserva-se.
Num tacho colocamos um fio de azeite onde começamos por refogar a cebola cortada em meia-lua, o dente de alho picado e 1 folha de louro.
Assim que a cebola começar a ficar translucida, adicionamos os pimentos cortados finamente em tiras e deixamos refogar mais um pouco.
De seguida adicionamos o tomate e deixamos refugar mais um pouco. Assim que o tomate esteja quase cozinhado, refrescamos o nosso refogado com o vinho branco, deixando ferver para evaporar o álcool.
Adicionamos as migas de Bacalhau desfiado ou de Paloco, previamente demolhadas.
Picamos os coentros e adicionamos ao nosso refogado de Bacalhau.
Após o Bacalhau estar cozinhado retificamos os temperos, pimenta e sal (normalmente não é necessário retificar de sal pois já existe o sal do Bacalhau).
Pré-aquecemos o forno a 180º.
Procedemos então à montagem do empadão, num pirex começamos for fazer uma camada de puré de batata e posteriormente uma camada de bacalhau. Repetimos este processo terminando com uma camada de puré de batata.
Após o empadão montado, batemos dois ovos e dispomos no topo do nosso empadão.
Levamos ao forno aproximadamente 15 a 20 minutos até o ovo estar cozinhado e com um aspeto dourado.
Sobremesa: Pudim de Leite e Laranja
Ingredientes:
Caramelo
- Caramelo
- 200 gr de açúcar branco
- 1lt de leite meio gordo
- 200 gr de Açúcar refinado
- 10 ovos
- 1 laranja
Preparação:
Prepare o caramelo – método seco: Coloque 200gr de açúcar numa panela de inox com fundo espesso e leve ao fogo médio para aquecer. Quando o açúcar ganhar uma coloração âmbar, gire a panela suavemente para garantir que o açúcar cozinhe uniformemente até o ponto de caramelo. Não é necessário mexer com uma colher ou espátula.
Desligue o fogo e retire imediatamente da panela, pois o calor da panela continua o processo de caramelização.
Para parar a caramelização de uma forma imediata para que, após arrefecer, o caramelo se encontre líquido, pode adicionar um pouco de água fria, com bastante cuidado pois o caramelo encontra-se a uma temperatura bastante elevada o que faz com que se dê um choque térmico.
Prepare o Pudim:
Prepare o forno: Pré-aqueça o forno em 180°C
Prepare os ingredientes (mise en place): Separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita.
Ferva o Leite com a Zest (Casca da Laranja) e reserve.
Numa tigela grande, adicione os ovos e o açúcar e misture delicadamente até que se forme uma mistura homogênea e o açúcar tenha dissolvido.
Adicionar o Leite aromatizado com a laranja ao preparado anterior em fio mexendo sempre para não talhar o ovo.
De seguida untamos a nossa forma de pudim com o caramelo e colocamos o preparado do pudim previamente passado por um coador de rede, para retirar impurezas resultantes da fervura do leite.
Prepare o banho-maria: Coloque a forma de pudim numa travessa e preencha com água. A água não deve ultrapassar ¾ da altura da forma e deve ser reposta, conforme evapora. Desta forma, impede que a preparação entre em ebulição e que se perca a textura lisa do pudim.
Cubra a forma de pudim com um papel alumínio para evitar que se forme uma camada superior espessa. Em seguida, leve ao forno pré-aquecido em 180°C por 1h. O tempo de preparo pode variar bastante de acordo com o forno utilizado.
Após o tempo de cozedura retire o pudim do forno deixando arrefecer e posteriormente coloca-se no frigorifico durante aproximadamente 2h.
Por fim, coloque um prato plano sobre a forma e inverta o pudim que deve se soltar facilmente. Caso se sinta alguma resistência em desenformar o pudim devemos colocá-lo por breves instantes num recipiente com água quente para que o mesmo descole da forma.
Sirva gelado!