A Nossa História

Um projeto global que faz a diferença na história de famílias em 65 países

A nossa história no Mundo

Há histórias que fazem a diferença…

Há histórias que fazem a diferença e a de Kim Hill permite que, hoje em dia, milhões de famílias e crianças possam estar próximas nos momentos mais difíceis.

A história da Ronald McDonald House Charities inicia-se quando a filha do famoso jogador profissional de futebol americano, Fred Hill é diagnosticada, aos três anos, com leucemia.

Durante o período de tratamentos da sua filha, Fred e a sua esposa viveram momentos de tristeza, frustração e cansaço entre salas de espera, tratamentos e enfermarias.

Ao viverem a rotina hospitalar, com uma criança doente, o casal percebeu que muitas famílias à sua volta passavam por dificuldades semelhantes às suas e que além disso, enfrentavam várias preocupações, como os encargos que tratamentos longe de casa implicam. Com o objetivo de oferecer, gratuitamente, uma Casa onde as famílias que acompanhavam as suas crianças doentes pudessem ficar temporariamente, Fran & Fred Hill  conseguiram com o apoio de Audrey Evans, diretora do hospital de pediatria onde Kim estava internada, Jimmy Murray, diretor geral do Philadelphia Eagles, Ed Rensi, diretor regional da McDonald’s Philadelphia, franquiados da McDonald’s e de Lenoard Tose, proprietário do Philadelphia Eagles,  abrir a primeira Casa Ronald McDonald do mundo, em 1974, em Filadélfia.

Dez anos mais tarde, em 1984, consciente da importância e do impacto do projeto junto das famílias, a McDonald’s Corporation constituiu a Ronald McDonald House Charities como uma organização mundial.

Hoje, presente em 65 países e regiões, a Ronald McDonald House Charities permite criar, encontrar e apoiar programas, que contribuam diretamente para a saúde e bem-estar de crianças e famílias, em todo o mundo.

Um projeto global que faz a diferença localmente!

A nossa filha Kim sempre foi muito positiva e para ela o mais importante era estar com a família. A Kim sempre se sentiu bem ao pensar que a sua vida significou alguma coisa, claro que não gostava de estar doente, mas, de certo modo, estava agradecida pelas coisas boas que aconteceram devido à sua doença.
Fred e Fran Hill

Um projeto pelo Mundo

Com presença em 65 PAÍSES e REGIÕES a Ronald McDonald House Charities cumpre a sua missão social por todo o mundo, oferecendo cuidados a crianças e famílias em tratamento em 90% dos principais hospitais pediátricos do mundo.

Juntos já apoiámos anualmente 3,5 MILHÕES de famílias e crianças nos 5 continentes!

3,5 Milhões

+375

+260

+50

+530.000

Famílias e crianças
Casas Ronald McDonald
Espaços Familiares Ronald McDonald
Ronald McDonald Care Mobile
Voluntários

A nossa história em Portugal

Há mais de 20 anos a cuidar de famílias com crianças doentes

Muitas são as famílias que precisam de apoio durante o tratamento hospitalar dos seus filhos. Envolvida na missão global de contribuir para o bem-estar dessas famílias e das suas crianças, a Fundação Infantil Ronald McDonald inicia a sua ação em Portugal no ano 2000.

Após um ano da sua constituição, em 2001, a Fundação foi reconhecida como uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) de reconhecida utilidade pública.

Fazemos a diferença, através dos nossos 3 projetos

Após alguns anos a apoiar os cuidados de saúde das crianças, através de outras instituições, a Fundação inaugurou o seu primeiro projeto em 2008 – a Casa Ronald McDonald de Lisboa – numa parceria com o principal hospital pediátrico do país, o Hospital D. Estefânia. Com o foco na recuperação das crianças e na importância destas terem próximas as suas famílias nos momentos mais difíceis surgem ao longo do tempo mais dois projetos – a Casa Ronald McDonald do Porto (2013) e o primeiro Espaço Familiar Ronald McDonald (2017).

Assim, em parceria com o IPO-Porto, o Centro Hospitalar Universitário São João do Porto e o Hospital Santa Maria em Lisboa conseguimos apoiar ainda mais famílias.

Mais de 3700 famílias já foram apoiadas pelos nosso projetos, construa esta história connosco!

A Casa Ronald McDonald fez toda a diferença nas nossas vidas enquanto ultrapassávamos um momento difícil. Com este apoio conseguimos sentir que apesar da distância tivemos a nossa família unida, ao lado do hospital. Foi importante para a nossa estabilidade emocional e familiar ter este refúgio.
Família da Madalena, Estarreja

Saiba mais

Como nos ajudar

Como nos ajudar

Conheça aqui as várias formas de apoiar a nossa causa. Juntos criamos mais sorrisos!
Saiba mais
Os 7 hospitais que apoiamos

Os 7 hospitais que apoiamos

Descubra quais os hospitais, em Lisboa e no Porto, através dos quais apoiamos famílias com crianças em tratamento hospitalar.
Saiba mais
Readaptação da Casa de Lisboa e Espaço Familiar

Readaptação da Casa de Lisboa e Espaço Familiar

Neste período de pandemia covid-19 o mundo como o conhecemos alterou-se, mas a nossa missão e compromisso com as crianças doentes e famílias que apoiamos continuam os mesmos.
Saiba mais