III Conferência Family Centered Care

No dia 21 de maio de 2024 entre as 10h e as 13h no Auditório Manuel Machado Macedo localizado no Pólo de Investigação da NOVA Medical School, em Lisboa, vai ter lugar a III Conferência Family Centered Care da Fundação Infantil Ronald McDonald, este ano com o tema “A Comunicação na Saúde Infantil”.

Veja o programa completo e conheça os nossos oradores em baixo.

A entrada nesta Conferência é gratuita e sujeita a inscrição (inscreva-se já no formulário em baixo).

O conceito Family-Centered Care é, de forma progressiva, uma prática em desenvolvimento e expansão no panorama internacional, com importantes resultados no tratamento do doente pediátrico. Também em Portugal, o trabalho diário da Fundação Infantil Ronald McDonald tem este conceito como base, a importância da família para um cuidado de excelência durante e após a hospitalização da criança.

Inscrição

Oradores

Helena Canhão

Diretora da NOVA Medical School.

Licenciada, Doutorada e Agregada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, detém também um Master in Medical Sciences pela Harvard Medical School, EUA. Diretora da NOVA Medical School. Professora Catedrática de Medicina e Assistente Hospitalar Graduada Sénior. Responsável pela Unidade de Reumatologia do Hospital Santo António dos Capuchos. Presidente da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Reumatologia e do Conselho de Escolas Médicas Portuguesas. É também relatora da Equipa de Elaboração da Agenda Investigação e Inovação FCT para a Saúde 2020-30. Integra o Livro 100 mulheres na Ciência, Ciência Viva, 2019.

Marta Sousa Pires

Diretora Executiva da Fundação Infantil Ronald McDonald

Iniciou a sua carreira no Banco BPI, passando pela sala de mercados e pelo marketing. Após o MBA na ESADE Business School entra para o Grupo Bensaude na área do turismo, onde esteve mais de 16 anos. De promotora comercial, a diretora comercial e marketing, foi cerca de 10 anos administradora executiva de 8 hotéis, uma agência de viagens e um rent-a-car. De 2020 a 2022 apoiou a criação e desenvolvimento do NovaSBE Westmont Institute of Tourism & Hospitality. Desde 2022, é administradora não executiva do Grupo Bensaude e Diretora Executiva da Fundação Infantil Ronald McDonald.

Maria João Lage

Neonatologista da UCIN do Hospital D. Estefânia e Administradora da Fundação Infantil Ronald McDonald

Assistente Hospitalar Graduada de Pediatria Médica com subespecialidade de Neonatologia, a trabalhar na UCIN do Hospital de Dona Estefânia (CHULC) desde 2004. Membro da Direção da Sociedade Pediátrica da Qualidade e Segurança desde 2017. Membro Coordenador do Gabinete de Segurança do Doente do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central desde 2011. Formadora no Módulo de Qualidade e Segurança do Doente na Escola Nacional de Saúde Pública.  Tutora nas quatro primeiras edições do Curso Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente (Parceria ENSP / Fundação Oswaldo Cruz, Brasil). MSc in Quality and Safety in Healthcare, Clinical Safety Research Unit, Imperial College, Londres.

Beverley H. Johnson

Presidente e CEO do Institute for Patient- and Family-Centered Care

É Presidente e CEO do Institute for Patient- and Family-Centered Care (IPFCC). Faz consultoria para promover a prática de cuidados centrados no paciente e na família e criar parcerias eficazes com pacientes e famílias em hospitais, sistemas de saúde, agências federais, estaduais, provinciais e organizações comunitárias. É membro do Comité “American Hospital Association Quest for Quality Prize’s Selection”. Foi recentemente membro do Conselho de Administração da Associação de faculdades médicas americanas. Em 2007 recebeu o Prémio Gravens pela liderança na promoção de ambientes ideais e cuidados de desenvolvimento para bebés de alto risco e suas famílias. Em 2018 foi reconhecida como bolsista da Academia Americana de Enfermagem.

Maria do Céu Machado

Professora Catedrática de Pediatria Jubilada da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Médica Pediatra com competência em Gestão, Professora Catedrática jubilada da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), Coordenadora do Grupo de Trabalho para as Doenças Raras, Presidente da Sociedade de Ciências Médicas, Presidente da Fundação Astra-Zéneca e da Associação dos Amigos do Hospital Santa Maria. Administradora não-executiva do Institute of Molecular Medicine. Integra o Conselho de Cidadãos da FMUL, o Conselho de Escola da FFUL, o Conselho Geral do IHMT (Nova Medical School) e a Comissão Técnica do Programa Nacional de Diagnóstico Precoce.b Foi Presidente do INFARMED, Alta-Comissária para a Saúde, Diretora do Departamento de Pediatria do Hospital Santa Maria e do Hospital Fernando Fonseca. Diretora Clínica do Centro Hospitalar Lisboa Norte e do Hospital Fernando Fonseca.

Patrícia Quintans

Presidente da Associação Atípicas

É Farmacêutica, tem uma Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Recursos Humanos e um curso de social media e é consultora de imagem. Mãe de três filhos: Diogo de 21 anos, Vasco de 14 anos com paralisia cerebral e a Francisca de 4 anos com Trissomia 21. É formadora e ativista na área da inclusão e integração das pessoas com deficiência e fundadora do Projeto BeKind2You. que culminou na criação da Associação Atípicas-Associação Portuguesa de famílias com filhos com deficiência ou doença crónica. Faz caminhadas, musculação, anda de patins e adora dançar. O seu desejo é deixar o mundo melhor para os seus filhos e netos, e que as forças nunca lhe faltem para que a sociedade seja cada vez mais inclusiva.

Carmen Carvalho

Diretora do Serviço de Neonatologia do Centro Hospitalar Universitário de Santo António

É Pediatra e Neonatologista. Diretora do Serviço de Neonatologia do Centro Materno Infantil do Norte Albino Aroso do Centro Hospitalar Universitário de Santo António. Doutorada em Bioética pela Universidade Católica Portuguesa.  Professora Associada de Pediatria ICBAS-UP. Membro da Comissão de Ética do CHUdSA /ICBAS. Vogal do Conselho Disciplinar da Ordem dos Médicos. Membro do Grupo de Estudos e Reflexão em Medicina Narrativa. Presidente da Sociedade Portuguesa de Neonatologia (triénio 2020-2022). Master em Medicina Narrativa Aplicada. Palestrante sobre temas de neonatologia, ética, cuidados paliativos neonatais e medicina narrativa. Autora de vários artigos nas áreas da Pediatria, Neonatologia e Bioética.

Rosa Amado

Mãe – Espaço Familiar Ronald McDonald

Mãe de 5 filhos, teve o filho mais novo internado com 40 dias de vida nos cuidados intensivos do Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Nesse contexto, sentiu a enorme necessidade de ter um lugar de apoio e colo para pais com filhos internados e encontrou no Espaço Familiar Ronald McDonald tudo isso. Aqui conheceu a realidade de tantas mães que vivem anos a fim com filhos em internamento, as circunstâncias e a necessidade de proximidade e normalidade nas suas vidas. Com a Fundação Infantil Ronald McDonald organizou um jantar diferente do habitual com todas aquelas mães cujas histórias, partilhas e realidades a Rosa nunca vai esquecer.

Rita Espanha

Professora e investigadora do ISCTE

Doutorada em Sociologia pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Mestre em Planeamento Regional e Urbano pela Universidade Técnica de Lisboa e Licenciada em Sociologia pelo ISCTE. É professora associada com agregação no ISCTE. Diretora do Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação. Subdiretora e docente do departamento de sociologia. Investigadora do CIES_ISCTE, desenvolve atualmente pesquisas nas áreas da “Comunicação, Tecnologias de Informação e Saúde” e “Literacia em Saúde” e “Saúde Digital”. É também coordenadora ERASMUS do departamento de sociologia. É autora de vários livros e artigos nas áreas da Sociologia da Comunicação, Comunicação e Saúde, Literacia em Saúde e Comunicação em Rede, Jovens e Media em Portugal.

Rodrigo Sousa

Membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Pediatria

Membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Pediatria. Pediatra no Hospital da Luz. Docente na Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa

Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. É membro do Conselho Pedagógico da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa (FM-UCP) e Editor Associado, Portuguese Journal of Pediatrics. Foi membro da Comissão de Investigação Clínica-HBA.

Conheça aqui a localização da Conferência