Sala de Brincar Ronald McDonald: inauguração da maior sala de Brincar do país no Hospital São João Sala de Brincar Ronald McDonald: inauguração da maior sala de Brincar do país no Hospital São João Sala de Brincar Ronald McDonald: inauguração da maior sala de Brincar do país no Hospital São João Sala de Brincar Ronald McDonald: inauguração da maior sala de Brincar do país no Hospital São João Sala de Brincar Ronald McDonald: inauguração da maior sala de Brincar do país no Hospital São João Sala de Brincar Ronald McDonald: inauguração da maior sala de Brincar do país no Hospital São João Sala de Brincar Ronald McDonald: inauguração da maior sala de Brincar do país no Hospital São João Sala de Brincar Ronald McDonald: inauguração da maior sala de Brincar do país no Hospital São João Sala de Brincar Ronald McDonald: inauguração da maior sala de Brincar do país no Hospital São João Sala de Brincar Ronald McDonald: inauguração da maior sala de Brincar do país no Hospital São João Sala de Brincar Ronald McDonald: inauguração da maior sala de Brincar do país no Hospital São João Sala de Brincar Ronald McDonald: inauguração da maior sala de Brincar do país no Hospital São João

No dia 13 de dezembro de 2021 o sonho concretizou-se: foi inaugurada 1ª Sala de Brincar Ronald McDonald, uma inovadora zona lúdica para crianças e pais integrada na nova Ala Pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto. Inaugurada oficialmente pelo Senhor Primeiro Ministro, António Costa e pela Senhora Ministra da Saúde, Marta Temido a inauguração contou ainda com a presença de algumas entidades oficiais, parceiros, profissionais de saúde, amigos e com a atuação do cantor Noble juntamente com os Pequenos Cantores da Maia.

Enquanto principal parceira do Hospital São João na dinamização e operacionalização da nova Sala de Brincar Ronald McDonald, com o apoio de cerca de 150 voluntários da Fundação, este projeto vai permitir apoiar, por ano, cerca de 3000 crianças e suas famílias. Voluntários que vão desenvolver atividades capazes de fomentar o desenvolvimento cognitivo, motor e social das crianças.

Esta Sala, a maior sala lúdica de Portugal, surge para transformar e melhorar a experiência hospitalar de crianças em internamento hospitalar e das suas famílias ao proporcionar-lhes um espaço lúdico e diferenciador, dinamizado com diversas zonas, atividades lúdicas e de relaxamento.

Destinada a pais e crianças internadas nos vários serviços da nova Ala Pediátrica do Hospital São João, a Sala de Brincar Ronald McDonald tem como objetivo promover o bem-estar emocional das famílias e das crianças, oferecendo-lhes o maior conforto possível para enfrentar os momentos mais difíceis.

Com o objetivo de transportar crianças e pais para um ambiente estimulante e positivo, diferente do que habitualmente se espera de uma instalação hospitalar, a Sala de Brincar Ronald McDonald é composta por 7 zonas distintas, que permitem materializar o conceito de Family Centered Care e zelar pelo conforto e cuidado da família e da criança. Para além de uma zona exclusiva para pais, com acesso a copa para aquecer refeições, televisão, e locais de descanso, a Sala de Brincar apresenta ainda uma inovadora Sala Snoezelen. Esta zona de relaxamento multissensorial permite contribuir para a redução de stress e da ansiedade de pais e crianças ao combinar aromas, com cores, imagens, música suave, massagens, colunas de água, que certamente ajudará na melhoria da qualidade do sono, e na transformação da experiência hospitalar.

A Sala de Brincar Ronald McDonald dispõe ainda de diferentes zonas dedicadas a atividades de diversão – zona de brincadeira e pintura, zona de jogos virtuais e cinema e zona de biblioteca e ludoteca com centenas livros e jogos didáticos -, mas também procura a manter as rotinas de estudo com uma zona de apoio ao estudo que conta com professores no local e aulas interativas e uma zona dedicada à promoção do exercício físico.

Com a inauguração da Sala de Brincar Ronald McDonald, também o apoio prestado pela Casa Ronald McDonald do Porto será amplificado. Situada a poucos metros da Sala de Brincar Ronald McDonald, esta “casa longe de casa” irá alargar o apoio às famílias da ala pediátrica para que estas possam usufruir dos serviços da Casa quando necessário: utilizar a lavandaria, aquecer uma refeição, relaxar e participar nas atividades promovidas pelos voluntários – massagens de relaxamento, cabeleiro ou meditação, são alguns exemplos.

A parceria entre a Fundação Infantil Ronald McDonald e o Centro Hospitalar Universitário de São João reiterou-se em 2013, com a inauguração da Casa Ronald McDonald do Porto.

Entre connosco neste arco-íris dentro do hospital! Saiba mais aqui.

Declarações de Gonçalo Barata, Diretor Executivo da Fundação Infantil Ronald McDonald:

“Inauguramos este espaço com uma imensa alegria por sabermos que este projeto vai fazer a diferença na vida de muitas famílias e crianças, não só ao ajudá-las a ultrapassar o período de tratamento no Hospital, como também ao proporcionar a criação de boas memórias, capazes de reduzir o stress pós-traumático da passagem pelo hospital. Na nossa perspetiva, a nova Sala de Brincar Ronald McDonald é a uma extensão necessária dos serviços hospitalares, e será certamente muito valorizada pelos pais e crianças acompanhadas pela Ala Pediátrica do Hospital São João. Para a Fundação Infantil Ronald McDonald, para além de termos equipado esta sala, é um orgulho poder contribuir para a melhoria do serviço hospitalar no Porto ao operacionalizar, dinamizar e humanizar a Sala de Brincar Ronald McDonald, a convite do nosso parceiro de longa data, o Centro Hospitalar Universitário de São João. Com este projeto, e em linha com os objetivos delineados pela Ronald McDonald House Charities, a Fundação Infantil Ronald McDonald pretende aumentar o acesso a cuidados de saúde de qualidade, envolvendo toda a família no tratamento. “