2008 - Inauguração da Casa Ronald McDonald de Lisboa

O sonho tornou-se realidade no dia 3 de junho de 2008 quando inaugurámos a primeira Casa Ronald McDonald em Portugal, uma “casa longe de casa” pronta para acolher e apoiar familiares de crianças, de todo o país, que se deslocam da sua residência para receber tratamento hospitalar prolongado ou ambulatório no Hospital D. Estefânia, em Lisboa.

A cerimónia de inauguração contou com a presença da Primeira-Dama, Dr.ª Maria Cavaco Silva, do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Dr. António Costa, do Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Central e de outras entidades. Uma cerimónia que teve a colaboração de inúmeros parceiros e amigos e o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.

Após a inauguração da Casa Ronald McDonald, esta recebeu e apoiou a primeira família no dia 3 de novembro do mesmo ano.
O realizar do sonho de construir a 1ª Casa Ronald McDonald em Portugal, apenas foi possível com o apoio, no financiamento, da Sistemas McDonald’s Portugal, dos franchisados McDonald’s Portugal e de inúmeras empresas e instituições, das quais se destacam a Socipole, a UNICER, o Banco BPI, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação Millenium bcp, a McCain e ainda a Vicaima, as Tintas Dyrup, o Grupo Porcelanosa, a Sanidusa, a Sapa, a Thyssen, a Três Comercial e a Cruzfer com a oferta de materiais de construção e equipamento. A concretização do projeto contou ainda com o contributo de muitas pessoas singulares que desde o primeiro minuto o apoiaram com donativos em dinheiro, produtos ou serviços.

Segundo referiu na altura o Prof. Doutor Gentil Martins (Neurocirurgião e Cirurgião Pediatra): “Estas casas são absolutamente fundamentais para que as crianças, depois dos tratamentos, possam ficar junto das suas famílias. Corresponde a ter um lar longe do lar. O tempo de hospitalização deve ser, sempre que possível, reduzido ao mínimo. E estas casas junto dos hospitais, permitem que isso aconteça quando há necessidade de tratamentos prolongados”.

2008 - Inauguração da Casa Ronald McDonald de Lisboa 2008 - Inauguração da Casa Ronald McDonald de Lisboa 2008 - Inauguração da Casa Ronald McDonald de Lisboa

Saber mais