2021 - Inauguração da Sala de Brincar Ronald McDonald

Juntos fazemos os sonhos acontecerem.

A parceria da nossa Fundação com o Centro Hospitalar Universitário de São João iniciou-se em 2013 com a inauguração da Casa Ronald McDonald do Porto e em 2021 ganhou ainda mais força com a concretização de dois sonhos muito especiais – a inauguração da nova Ala Pediátrica do Hospital São João e da Sala de Brincar Ronald McDonald no dia 11 de dezembro de 2021.
A Sala de Brincar Ronald McDonald, a maior e mais inovadora zona lúdica dentro de um hospital em Portugal, para crianças e pais integrada na nova Ala Pediátrica do Hospital São João, foi oficialmente inaugurada pelo senhor Primeiro Ministro e pela senhora Ministra da Saúde, tendo contado com a presença especial do presidente da Câmara do Porto, Dr. Rui Moreira e de outras entidades oficiais, profissionais de saúde e amigos da Fundação.

Para tornar este dia ainda mais mágico e memorável, o cantor Noble e os Pequenos Cantores da Maia brindaram todos os convidados com uma atuação de “It´s Christmas Everywhere”, a música de natal criada por Noble a favor da nossa causa.
Enquanto principal parceiro do Hospital São João na dinamização e operacionalização da nova Sala de Brincar Ronald McDonald a nossa Fundação, através deste projeto e da ajuda de 150 voluntários irá apoiar, por ano, cerca de 3.000 crianças em tratamento hospitalar e respetivas famílias. Com 7 zonas distintas este é um projeto especial que vai transformar toda a experiência hospitalar, tornando-a diferenciadora e única. Saiba mais sobre este projeto aqui

Declarações de Fernando Araújo, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário São João, EPE:
“(…) agradecer à FIRM, Fundação Infantil Ronald McDonald, nas pessoas do Dr. Gonçalo Martins Barata, da Dr. Isabel Aragão e da Dra. Isabel Andrade, o apoio tem sido inexcedível, o projeto construído na Casa mesmo aqui ao lado para os pais que vêm de longe e que podem ficar próximos dos filhos é algo extremamente de salutar, o apoio que os voluntários dão no dia a dia às nossas crianças já era muito relevante, mas agora atingiu outro nível, não apenas só no investimento que nos permitiram e , que vão ver aqui, para equipar toda esta nova área lúdica, mas acima de tudo pela presença diária dos vossos voluntários que já se tornou familiar junto dos nossos doentes, dos nossos familiares, dos nossos profissionais, na capacidade que eles têm de se dar às crianças. O projeto que construíram aqui e que conseguiram afirmar é um projeto diferente, único na minha opinião, é um exemplo a nível internacional onde conseguem trazer um pouco de calor humano para dentro das instalações e reduzir todo o trauma hospitalar das crianças que ficam aqui internadas.

Declarações de Gonçalo Martins Barata, Diretor Executivo da Fundação Infantil Ronald McDonald:
Inauguramos este espaço com uma imensa alegria por sabermos que este projeto vai fazer a diferença na vida de muitas famílias e crianças, não só ao ajudá-las a ultrapassar o período de tratamento no Hospital, como também ao proporcionar a criação de boas memórias, capazes de reduzir o stress pós-traumático da passagem pelo hospital. Na nossa perspetiva, a nova Sala de Brincar Ronald McDonald é a uma extensão necessária dos serviços hospitalares, e será certamente muito valorizada pelos pais e crianças acompanhadas pela Ala Pediátrica do Hospital São João.

Para a Fundação Infantil Ronald McDonald, para além de termos equipado esta sala, é um orgulho poder contribuir para a melhoria do serviço hospitalar no Porto ao operacionalizar, dinamizar e humanizar a Sala de Brincar Ronald McDonald, a convite do nosso parceiro de longa data, o Centro Hospitalar Universitário de São João. Com este projeto, e em linha com os objetivos delineados pela Ronald McDonald House Charities, a Fundação Infantil Ronald McDonald pretende aumentar o acesso a cuidados de saúde de qualidade, envolvendo toda a família no tratamento.