Sala de Brincar Ronald McDonald

O arco-íris dentro do hospital

Quando acreditamos os sonhos concretizam-se. A Sala de Brincar Ronald McDonald nasceu de um sonho entre a nossa Fundação e o Centro Hospitalar Universitário de São João, o sonho de tornar a experiência hospitalar das crianças da nova Ala Pediátrica do Hospital São João, e das suas famílias, mais leve, única e diferenciadora.

Enquanto principal parceiro do Hospital São João, na operação, dinamização e humanização, a Sala de Brincar Ronald McDonald foi inaugurada no dia 11 de dezembro de 2021 no mesmo dia em que se fez história ao ser inaugurada a nova Ala Pediátrica do Hospital São João.

Com o objetivo de aumentar o acesso a cuidados de saúde de qualidade, onde a família esteja sempre envolvida e promovendo o conceito de Family Centered Care, a Sala de Brincar com o apoio de cerca de 150 voluntários nossos e do Serviço Educativo do Hospital pretende trabalhar as sensações, emoções e as memórias das crianças e das suas famílias.

Nesta Sala as crianças vão poder divertir-se, brincar, fazer exercício físico e serem estimuladas no seu desenvolvimento cognitivo, motor e social.

Com capacidade para apoiar cerca de 3000 crianças e suas famílias, por ano, a Sala de Brincar contribui para:

• Promover experiências positivas, através da diversão e relaxamento;
  • Manter a rotina escolar das crianças durante o período hospitalar;
  • Reduzir o stress das crianças e famílias;
  • Melhorar a qualidade do sono;
  • Melhorar a forma como as crianças e pais enfrentam a situação hospitalar;
  • Reduzir o stress pós-traumático.

Conheça a Sala de Brincar

Numa viagem pelas 7 cores do arco-íris, a Sala de Brincar apoia as famílias e crianças através de 7 zonas distintas:

• Uma zona exclusiva para pais, aberta 24 horas por dia, com uma copa para aquecer pequenas refeições, ver televisão, descansar ou realizar alguma atividade promovida pelos voluntários;
  • Uma zona de relaxamento multissensorial (sala snoezelen) onde as crianças e pais poderão esquecer o stress hospitalar e reduzir a ansiedade através da combinação de aromoterapia, com música suave, colunas de água e projeções de imagens, poderão também relaxar com massagens num colchão de água;
  • Uma zona de jogos virtuais e de cinema;
  • Uma zona para exercício físico;
  • Uma zona de brincadeira e pintura;
  • Uma zona de apoio ao estudo, com professores (alocados pelo Ministério de Educação ao hospital) no local ou através de aulas interativas;
  • Uma zona de biblioteca e ludoteca com centenas livros e jogos didáticos adaptados a todas as idades.

Sabia que em 2022

• 15 680 horas de voluntariado
  • 4993 famílias utilizaram a Sala de Brincar
  • 419 utilizadores da Sala Snoezeleen
A Sala de jogos é muito agradável tem vários jogos interessantes, ajuda- nos a passar o tempo e a fazer amizades novas. Os voluntários são muito simpáticos e prestáveis. A Sala de Pais é agradável e confortável, com uma bonita decoração, facilita e dá melhores condições aos pais para as suas refeições e conservação de alimentos, também é um local de confraternização de pais e filhos. Todos estes espaços foram bem pensados e vieram ajudar e alegrar, na medida do possível, o nosso dia-a-dia.  Muito obrigada pela iniciativa.
Família do Rodrigo, Braga

Encontre-nos
aqui

Todos os dias do ano, das 8h às 20h