Doar agora

“Uma Casa no Hospital” uma viagem pelas histórias do Espaço Familiar Ronald McDonald (5º aniversário)

“Uma Casa no Hospital” uma viagem pelas histórias do Espaço Familiar Ronald McDonald (5º aniversário) “Uma Casa no Hospital” uma viagem pelas histórias do Espaço Familiar Ronald McDonald (5º aniversário)

A Fundação Infantil Ronald McDonald assinala no dia 12 de julho o 5º aniversário do Espaço Familiar Ronald McDonald no Hospital Santa Maria com a inauguração da exposição “UMA CASA NO HOSPITAL, onde sentimos a força da família, do colo e do conforto”.

Pela lente de Francisco Romão Pereira e pelas palavras mágicas de Mónica Menezes a exposição leva-o numa viagem cheia de emoção através das histórias de 12 famílias que fizeram do Espaço Familiar Ronald McDonald, em Santa Maria, o primeiro a abrir no país, a sua “casa no hospital”.

A exposição será inaugurada na próxima terça-feira, às 15 horas, no Átrio Principal do piso 2 do Hospital de Santa Maria, onde poderá ser visitada até 16 de setembro.

Desde a sua inauguração, em julho de 2017, o Espaço Familiar Ronald McDonald já apoiou mais de 1800 famílias com crianças internadas ou em tratamento no Hospital de Santa Maria. Através de fotografias e de histórias, a Fundação Infantil Ronald McDonald pretende agora dar a conhecer a importância deste projeto pioneiro e o seu impacto na vida dessas famílias. Uma exposição que se pretende que siga depois para outros pontos do país e que vem reforçar o propósito da Fundação: o cuidado centrado na família (“Family Centered Care”).

“É com enorme alegria e sentido de dever cumprido que assinalamos o 5º aniversário do Espaço Familiar Ronald McDonald no Hospital de Santa Maria, um dos projetos da Fundação Infantil Ronald McDonald. O Espaço Familiar Ronald McDonald cuida dos cuidadores e reforça a importância da família durante o acompanhamento da criança doente. Este é um projeto de colaboração conjunta entre a equipa da Fundação Infantil Ronald McDonald e todas as equipas do Hospital de Santa Maria, profissionais de saúde, serviços sociais, serviços educativos, serviços técnicos e de gestão.” destaca Marta Sousa Pires, Diretora Executiva da Fundação Infantil Ronald McDonald.

O presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), Daniel Ferro, realça que “o projeto do Espaço Familiar em Santa Maria, pioneiro em Portugal e no qual o hospital se empenhou, vai ao encontro de um dos principais objetivos estratégicos do CHULN: a humanização dos cuidados prestados aos nossos utentes e da experiência das famílias que confiam nas nossas equipas”.   

Localizado numa área com 183m² no piso 01 do Hospital de Santa Maria, o Espaço Familiar Ronald McDonald é um local onde as famílias podem descansar, lavar as suas roupas e preparar as suas refeições num ambiente familiar, onde o apoio e o carinho dos outros pais e da equipa e voluntários da Fundação Infantil Ronald McDonald ajudam diariamente a dar mais força nesta fase das suas vidas.

“É objetivo da Fundação Infantil Ronald McDonald continuar a identificar oportunidades para a criação de novos Espaços Familiares Ronald McDonald noutros hospitais pediátricos portugueses, para continuarmos a nossa missão de cuidar e dar conforto às famílias com crianças doentes, aumentando assim o nosso impacto”, conclui Marta Sousa Pires.

Conheça aqui mais sobre este projeto. Visite a exposição e descubra as histórias das famílias.

Saiba mais

Como nos ajudar

Como nos ajudar

Conheça aqui as várias formas de apoiar a nossa causa. Juntos criamos mais sorrisos!
Saiba mais
Os 7 hospitais que apoiamos

Os 7 hospitais que apoiamos

Descubra quais os hospitais, em Lisboa e no Porto, através dos quais apoiamos famílias com crianças em tratamento hospitalar.
Saiba mais
Mais perto das famílias: 2000 Kits para famílias de crianças internadas

Mais perto das famílias: 2000 Kits para famílias de crianças internadas

Com o objetivo de continuar a apoiar as famílias e a cumprir a sua missão, a Fundação Infantil Ronald McDonald iniciou, no dia 29 de março, a oferta de cerca de 2000 Kits de Conforto e Higiene aos pais de crianças internadas nos Hospitais D. Estefânia e Santa Maria, em Lisboa e no Hospital São … Continued
Saiba mais