2010 – Lançamento da 1ª pedra da Casa Ronald McDonald do Porto
No dia 16 de novembro de 2010 realizou-se a cerimónia de apresentação da segunda Casa Ronald McDonald em Portugal e a primeira na cidade do Porto, numa parceria com o Hospital São João com o objetivo de acolher as famílias das crianças internadas ou em tratamento ambulatório neste hospital e no IPO-Porto.
Este evento marcou a continuação de um sonho que teve o seu início em 2008 com a inauguração da Casa Ronald McDonald em Lisboa, em parceria com o Hospital Dona Estefânia e que visa acolher as famílias com crianças internadas ou em tratamento ambulatório neste hospital.
Esta cerimónia contou com a presença da Dra. Maria Cavaco Silva, das Administrações do Hospital de São João, da Câmara Municipal do Porto, de inúmeros parceiros e amigos, entre outras entidades e individualidades.
A Casa Ronald McDonald no Porto foi totalmente pensada em função das famílias com crianças doentes que acolhe, daí que o seu projeto arquitetónico, de autoria do atelier Serralvarez arquitectos, tenha um cuidado especial com a adequabilidade e funcionalidade dos espaços, a acessibilidade, seja de fácil manutenção e limpeza, sem descurar a sua imagem e qualidade do espaço.
Esta nossa segunda “casa longe de casa” surgiu em linha com a opinião da classe médica de que para a rápida recuperação de crianças com doenças graves e prolongadas o seu acompanhamento pelos pais ou familiares próximos, durante os internamentos hospitalares, contribui para uma melhor recuperação da criança.
O apoio da McDonald’s Portugal, dos seus franquiados, dos seus parceiros e das doações de várias empresas e pessoas singulares assumiu um papel essencial no financiamento e construção deste projeto.