“Casinhas Solidárias”: alunos de Viana do Castelo doam mais de 11 mil euros à Fundação “Casinhas Solidárias”: alunos de Viana do Castelo doam mais de 11 mil euros à Fundação

No Dia Mundial da Criança mais de 2900 crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do distrito de Viana do Castelo uniram-se à causa da Fundação Infantil Ronald McDonald para fazer a diferença na vida de várias famílias.

A iniciativa “Casinhas Solidárias“, promovida pela Fundação e vários municípios de Viana do Castelo teve como objetivo sensibilizar a comunidade escolar da região para a importância de ajudar as crianças em tratamento hospitalar longe de casa. Através desta ação solidária, que envolveu mais de 30 escolas de seis município de Viana do Castelo (Monção, Valença, Caminha, Paredes de Coura, Arcos de Valdevez e de Ponte da Barca), professores, pais e alunos do ensino pré-escolar e 1º ciclo numa missão conjunta, foi possível angariar mais de 11 mil e quinhentos euros que vão contribuir para apoiar as famílias com crianças em tratamento hospitalar da Casa Ronald McDonald do Porto.

As crianças das escolas dos municípios que se associaram à iniciativa receberam uma “Casinha solidária” para pintar e construir, e foram convidadas a fazer uma recolha de donativos junto da sua família. No final, estas pequenas casas, equiparadas a um mealheiro, foram recolhidas pelos docentes com as doações de pais e alunos e entregues à respetiva Câmara Municipal. Os fundos angariados foram entregues à Gestora da Casa Ronald McDonald do Porto, Isabel Aragão.

A ideia de criar a campanha “Casinhas Solidárias” surgiu de uma voluntária da Fundação Infantil Ronald McDonald que acompanhou uma família de Caminha apoiada pela Casa Ronald McDonald do Porto durante o internamento do seu filho. Sensibilizada pela causa, e testemunhando o impacto desta Casa no bem-estar da família, tomou a iniciativa de propor uma ação solidária onde os cidadãos de Viana do Castelo pudessem também fazer a diferença na vida de crianças em tratamento hospitalar.

Inaugurada em 2013, a Casa Ronald McDonald no Porto é hoje a segunda do país. Está preparada para acolher em simultâneo 12 famílias, que aqui pernoitam, e outras famílias que utilizam a Casa durante o dia. Esta “casa longe de casa” já apoiou mais de 600 famílias com crianças em tratamento no Centro Hospitalar Universitário de São João e no IPO-Porto. A sua localização, no campus do Hospital de São João, permite que as famílias acompanhem de perto as suas crianças durante os tratamentos hospitalares, zelando pelo seu conforto durante este período, de forma gratuita.

De Família para Família, MUITO OBRIGADA a todos os que nos ajudam a CUIDAR de quem mais precisa de nós!