“Uma Casa no Hospital” uma viagem pelas histórias do Espaço Familiar Ronald McDonald (5º aniversário)

A Fundação Infantil Ronald McDonald assinala no dia 12 de julho o 5º aniversário do Espaço Familiar Ronald McDonald no Hospital Santa Maria com a inauguração da exposição “UMA CASA NO HOSPITAL, onde sentimos a força da família, do colo e do conforto”.

Pela lente de Francisco Romão Pereira e pelas palavras mágicas de Mónica Menezes a exposição leva-o numa viagem cheia de emoção através das histórias de 12 famílias que fizeram do Espaço Familiar Ronald McDonald, em Santa Maria, o primeiro a abrir no país, a sua “casa no hospital”.

A exposição será inaugurada na próxima terça-feira, às 15 horas, no Átrio Principal do piso 2 do Hospital de Santa Maria, onde poderá ser visitada até 30 de setembro.

Desde a sua inauguração, em julho de 2017, o Espaço Familiar Ronald McDonald já apoiou mais de 1800 famílias com crianças internadas ou em tratamento no Hospital de Santa Maria. Através de fotografias e de histórias, a Fundação Infantil Ronald McDonald pretende agora dar a conhecer a importância deste projeto pioneiro e o seu impacto na vida dessas famílias. Uma exposição que se pretende que siga depois para outros pontos do país e que vem reforçar o propósito da Fundação: o cuidado centrado na família (“Family Centered Care”).

“É com enorme alegria e sentido de dever cumprido que assinalamos o 5º aniversário do Espaço Familiar Ronald McDonald no Hospital de Santa Maria, um dos projetos da Fundação Infantil Ronald McDonald. O Espaço Familiar Ronald McDonald cuida dos cuidadores e reforça a importância da família durante o acompanhamento da criança doente. Este é um projeto de colaboração conjunta entre a equipa da Fundação Infantil Ronald McDonald e todas as equipas do Hospital de Santa Maria, profissionais de saúde, serviços sociais, serviços educativos, serviços técnicos e de gestão.” destaca Marta Sousa Pires, Diretora Executiva da Fundação Infantil Ronald McDonald.

O presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), Daniel Ferro, realça que “o projeto do Espaço Familiar em Santa Maria, pioneiro em Portugal e no qual o hospital se empenhou, vai ao encontro de um dos principais objetivos estratégicos do CHULN: a humanização dos cuidados prestados aos nossos utentes e da experiência das famílias que confiam nas nossas equipas”.

Localizado numa área com 183m² no piso 01 do Hospital de Santa Maria, o Espaço Familiar Ronald McDonald é um local onde as famílias podem descansar, lavar as suas roupas e preparar as suas refeições num ambiente familiar, onde o apoio e o carinho dos outros pais e da equipa e voluntários da Fundação Infantil Ronald McDonald ajudam diariamente a dar mais força nesta fase das suas vidas.

“É objetivo da Fundação Infantil Ronald McDonald continuar a identificar oportunidades para a criação de novos Espaços Familiares Ronald McDonald noutros hospitais pediátricos portugueses, para continuarmos a nossa missão de cuidar e dar conforto às famílias com crianças doentes, aumentando assim o nosso impacto”, conclui Marta Sousa Pires.

Conheça aqui mais sobre este projeto. Visite a exposição e descubra as histórias das famílias.