Rui Massena e Fundação Infantil Ronald McDonald dão “Música em Família” na Ala Pediátrica do São João

Juntos criamos memórias felizes dentro do hospital!

No passado dia 21 de junho, Dia Europeu da Música, a mágica melodia do maestro Rui Massena juntou-se à Fundação Infantil Ronald McDonald para lançar um programa único e inovador na Ala Pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ).

Rui Massena proporcionou um inesquecível momento musical ao piano no átrio de entrada da Ala Pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de São João, envolvendo o público numa viagem de emoções e magia. Através do programa “Música em Família” , a Fundação Infantil Ronald McDonald reforça a sua missão de melhorar o bem-estar das famílias e crianças que se encontram em tratamento hospitalar neste hospital. Uma iniciativa inédita em Portugal, que visa transformar e humanizar o ambiente hospitalar, destinando-se a todas as crianças e suas famílias que estejam no hospital, ou tenham que se deslocar ao mesmo, e a todos os profissionais de saúde.

A iniciativa contará com concertos, recitais e toda a variedade de espetáculos de natureza musical com o objetivo de proporcionar a partilha de momentos de fruição artística e convívio num ambiente positivo e relaxante. Este projeto solidário, contará assim com uma programação musical regular.

Um momento memorável que partilhamos consigo! Descubra mais aqui

Para Isabel Aragão, Gestora da Casa Ronald McDonald do Porto e da Sala de Brincar Ronald McDonald na Ala Pediátrica do São João “com a iniciativa ‘Música em Família’ o nosso objetivo é melhorar a experiência das famílias com crianças em tratamento hospitalar, nem que seja por uns breves instantes, contribuindo para a diminuição do nível de stress e ansiedade do momento. A música como elemento agregador de todas as linguagens é um meio para a melhoria do estado emocional, quer dos pacientes e suas famílias que entram na Pediatria, quer dos profissionais de saúde.”

Segundo Rui Massena “é com especial prazer que me associo a este programa ‘Música em Família’ para o bem-estar das crianças, assim como das suas respetivas famílias em situação hospitalar.  Sabemos das capacidades terapêuticas da música para muitas doenças, bem como a importância que tem para uma vida espiritual plena. Julgo que a abertura de um espaço musical, representado de uma forma simbólica num piano, poderá contribuir para um ambiente mais sereno e amistoso durante a estadia das crianças esuas famílias, na Ala Pediátrica do Hospital de São João. A pequena descompressão que a música pode operar, fazendo vibrar de uma forma positiva as emoções naquele espaço, tornando a estadia mais relaxada a quem a frequente, talvez se transforme numa esperança e numa sensação de bem-estar preciosa para a cura. Assim, é com particular sentido de missão que me envolvo neste projeto organizado pela Fundação Infantil Ronald McDonald.”

Para o Presidente do Conselho de Administração do CHUSJ, Prof. Fernando Araújo, “iniciativas desta natureza têm um papel fundamental no internamento das crianças e famílias na Ala Pediátrica, do ponto de vista do bem-estar e lúdico, mas também na componente terapêutica do processo de recuperação. Neste âmbito, a FIRM tem sido um parceiro único, através da dinamização de inúmeras atividades e da participação nas várias dimensões da dinâmica hospitalar.”